Correio Popular Notícia




Mão Amiga executa trabalho em Porto Murtinho

Data da notícia: 13/09/2013
Foto:

(Da Redação) Em São Francisco do Guaporé, desde o último dia cinco de setembro, a equipe do projeto ?Mão Amiga? está nesta semana executando o trabalho de recuperação das linhas do distrito do Porto Murtinho, onde vivem cerca de mil famílias. De acordo com o secretário executivo regional, Abrão Paulino, o distrito tem, como via principal, a RO-377, entretanto, é cortado por inúmeras linhas e travessões sob a responsabilidade do município e que entraram no cronograma de trabalho do ?Mão Amiga?.
Entre elas, está a Linha 06 onde mora a produtora rural Maria Adelaide Borges. Vinda de Goioerê (PR) para Rondônia no ano de 1974 e, há 21 anos, mora em São Francisco do Guaporé. Atualmente, trabalha com rebanho leiteiro que, segundo ela, está produzindo cerca de 180 litros/dia. ?Quando chegamos aqui não era nem município ainda, pertencia à Costa Marques. Era uma vida muito difícil, tanto na seca quanto nas águas, porque quando não era o poeirão, era a lama?, relata.
Segundo a produtora rural, esta é a primeira vez que o governo do Estado trabalha na linha onde mora. ?Posso falar do que eu vi, e aqui na Linha 06 do Porto [Murtinho] o governo estadual nunca arrumou esta estrada. É um trabalho muito bom, mesmo sendo feito tão rápido. Eles estão abrindo as laterais da estrada e passando a patrol [motoniveladora], deixando quase igual asfalto. Com este serviço, vai ser mais fácil enfrentar o período chuvoso que já se aproxima?, finaliza dona Adelaide.

PROJETO ?MÃO AMIGA? - Conforme o diretor-geral do DER (Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes), engenheiro Lucio Mosquini, o projeto ?Mão Amiga? é um trabalho de cooperação entre o Estado e os municípios. Ele destaca que, ?o DER entra com os servidores e todo o maquinário, executando diretamente a recuperação das vias municipais e as prefeituras assinam o termo de cooperação, fornecendo alojamento, alimentação, combustíveis, lubrificantes, filtros e lâminas das motoniveladoras como contra partida?.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130913-141.jpg[/IMG] Para tanto, uma equipe de 26 servidores trabalhando desde a cozinha e faxina de alojamento, até operadores de máquinas pesadas, motoristas, mecânicos e auxiliares de serviço geral na execução do projeto. Ao todo, são seis motoniveladoras, quatro caminhões pipa, um caminhão de apoio, uma Kombi e uma motocicleta trabalhando nas linhas.
Iniciado no dia 24 de abril deste ano, no município de Governador Jorge Teixeira, o projeto ?Mão Amiga? já recuperou mais de 4600 quilômetros de linhas vicinais em seis municípios de Rondônia desde então.Depois de Jorge Teixeira, a equipe já foi deslocada para Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Vale do Anari, distrito de Tarilândia (pertencente a Jaru) e Seringueiras. Em São Francisco do Guaporé deverão ser trabalhados mais de mil quilômetros de estradas. Com informações de Luiz Augusto Rocha ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1527 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.